terça-feira, 13 de setembro de 2011

"DEUS tem que fazer"

É impressionante como o neopentecostalismo tem pintado na mente de seus seguidores um deus-veículo cuja obrigação é a de levar o homem a realização de seus sonhos.

Chega ser irritante assistir programas de televisão que vendem bençãos (sejam elas curas físicas, emocionais ou mesmo a prosperidade), prometem dádivas e colocam Deus contra a parede, ensinando que deve-se EXIGIR dELE, como se fosse SUA obrigação cumprir tudo aquilo que por nós é determinado.

Grande balela... grande mentira... grande engodo...

É frustante até mesmo conversar com alguns desses irmãos, adeptos de teologias da prosperidade, confissão positiva entre outras, pois os mesmos são convictos de suas crenças que utilizam textos isolados e fora de contexto para embasar suas doutrinas.

Basta entrar em algumas igrejas evangélicas e logo ouviremos pregações que induzem o ouvinte a exigir de Deus a Sua benção. É como se fosse "um direito adquirido". Quem nunca ouviu este termo no meio evangélico??

Palavras como "determine", "proclame", "profetize", "amarre", "libere", "traga a existência", entre outras são tão comuns no meio da igreja evangélica que confunde-se com uma linguagem própria. Quem chega de fora, pela primeira vez, estranha a aplicação de tal palavreado. É o famoso evangeliquez neopentecostal.

Acho que aquela oração que Jesus fez antes de ir a cruz raramente tem sido feita ou ensinada em nossas igrejas: "Pai, seja feita a Tua vontade".

Pelo contrário, é mais comum ouvirmos: "Pai, faça a minha vontade e do jeito que eu quero, pois é compromisso TEU, afinal de contas, tenho dado o dízimo, ofertas e ajudado ao próximo. Além de tudo isso sou obediente ao meu pastor e faço tudo o que ele diz para fazer. Sou bonzinho, logo, mereço."

Dessa forma, milhares e milhares de pessoas boas e sinceras têm sido enganadas por pregadores do não-evangelho. Sim, pois isso não são, nem de longe, as Boas Novas.

Milhares de pessoas acabam sendo vítimas destes falsos ensinamentos e acabam se frustrando quando não alcançam seus desejos, mesmo seguindo exatamente a receita como seus ensinadores orientaram.

É triste ver que Deus tem sido usado como a foto acima ilustra: veículo de transporte do homem a benção.

Basta. Chega. Abramos nossos olhos e entendamos a GRAÇA de Deus.

Deus não é obrigado a fazer nada por nós. Se ELE fizer é porque quer fazer e não porque determinamos.

Não adianta determinar, não adianta exigir, não adianta...

ELE é soberano.

Com certeza ELE tem muito interesse em nos abençoar, pois ELE nos ama. No entanto, NADA, isso mesmo, exatamente NADA do que eu ou você façamos vai interferir no processo de Deus.

Enquanto isso a cruz... o que é mesmo a cruz???? isso nem se fala mais nas igrejas...

O marketing das igrejas tem sido: a benção, a riqueza, a saúde física, a saúde emocional, a vitória.

Parece que poucos tem vindo até Jesus pelo o que ELE é. A grande maioria tem vindo a ELE pelo o que ELE pode dar... Puro jogo de interesses...

É triste, mas isso faz parte das mentiras da religião...

Portanto, enquanto há tempo: FUJA DA RELIGIÃO e procure AS VERDADES DO EVANGELHO.

Faça isso enquanto há tempo.

Ledinei Espindula

7 comentários:

  1. meu amigo, como fica Mateus 7:7-11 ,João 15:7. Nao eh questao de "TEM QUE FAZER".

    ResponderExcluir
  2. Prezado Anônimo, muito obrigado pelo comentário.
    Vamos a reflexão.
    Sempre é oportuno e imprescindível analisar o contexto da citação para entender o texto, ok?
    No texto de Mateus 7 Jesus está proferindo o sermão da montanha. Nesta altura da fala ELE já deixou uma série de recomendações importantíssimas para o nosso dia a dia.
    Veja que Jesus ensina que ao pedirmos, seremos atendidos; ao batermos, nos será aberto. No entanto, ELE não está dizendo, isso fica claro no texto, QUE TUDO O QUE PEDIRMOS NOS SERÁ DADO. Pelo contrário, no v. 9 e 10 ELE diz que o pai jamais dará pedra a um filho que pede pão, nem uma serpente ao que lhe pede peixe. Conclui-se então que algumas coisas pedidas não são atendidas, não é mesmo.
    Na prática é assim, Jesus jamais vai lhe dar algo sabendo que isso não é bom pra você... não adianta espernear, determinar, reivindicar ou exigir, entendes?
    Muitas vezes aquilo que pedimos, mesmo pensando que seria bom para nós, Deus sabe que não é bom, e sendo assim, faz com o pai amoroso que é: NÃO DÁ...
    Vamos ver o outro texto: (A SEGUIR NO PRÓXIMO COMENTÁRIO)

    ResponderExcluir
  3. O texto de João 15 - Jesus está falando sobre a VIDEIRA. Veja que todo o texto tem a ver com darmos frutos em Jesus, sermos ramos frutíferos na VIDEIRA.
    Inclusive o texto dia que aquele que não der fruto, precisa ser tirado. Já aquele que está dando fruto é limpado para frutificar mais ainda.
    Aí então ELE diz que se estivermos NELE, e as SUAS palavras estiverem em nós, pediremos o que quisermos e seremos atendidos.
    Nessa fase, meu caro anônimo, quando estamos em JESUS e SUAS palavras em nós, somos atendidos sempre porque nossos pedidos não são para nossa satisfação própria, mas sim o perfeito desejo de DEUS para nós.
    No entanto, pregadores atuais usam esse texto para dizer que qualquer um de nós tem o direito adquirido de pedir tudo o que quisermos a Deus e ELE é obrigado a atender... ledo engano...
    (CONTINUA)

    ResponderExcluir
  4. Agora para finalizar, só mais um texto. Agora não Jesus falando mas Tiago.
    Tiago 4:3 - "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites"
    Analisando o contexto desta fala de Tiago, ele inicia com a seguinte indagação: "De onde vem as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vem disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; matais e sois invejosos e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis..."
    Então meu caro anônimo, afirmo sim, que Deus não tem obrigatoriedade em nos atender, no entanto, tem prazer em nos atender.
    Tenha por certo que ELE jamais te dará pedra, mas terá enorme prazer em te dar pão.
    Grande abraço e obrigado pela participação.
    Ledinei Espindula

    ResponderExcluir
  5. Bá, anônimo eu nem respondo haha.
    Boa refutação mano!

    o pessoal só foca nesses textos, e Mt 6.33? enfim, servem a Mamon e não se dão conta! não percebem que esse tipo de relacionamento com Deus não aguenta uma tempestade!

    E Ledi, minha dica, não dê bola para anonimos, geralmente são gente chata q só quer encher o saco e ainda por cima não tem coragem de dizer quem é, e para mim, quem não tem coragem pra dizer o nome, não merece ser ouvido!

    ResponderExcluir
  6. Grande Bibo...
    Faço questão de responder, mesmo aos anônimos, para que haja crescimento.
    Se a pessoa tem ou não coragem de expor suas opiniões, problema de cada um.
    Na verdade, acaba sendo uma boa oportunidade de desenvolver mais o tema exposto.
    abs cara

    ResponderExcluir

Tenha liberdade de comentar sobre a postagem, lembrando que você pode concordar ou discordar, sem problemas. Vamos juntos pensar sobre a nobreza do Evangelho de Jesus e suas implicações em nossas vidas.