segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Temos exercido essas propriedades????



UMA REFLEXÃO SOBRE O EFEITO DO SAL E DA LUZ...

Palavras de JESUS: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com o que há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos os que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."  Mt 5:13-16

Interessante observar como Jesus sempre usou comparações e parábolas  nas suas conversas. Nesse texto ELE usa algo do cotidiano para mostrar em que se deve pautar a vida do cristão.

Vamos pensar um pouco nas propriedades do sal e da luz, que, sem dúvida alguma, são indispensáveis para manutenção da vida.

1 - CONSERVAÇÃO
Desde a antiguidade, segundo relatos históricos, o sal era muito usado na conservação dos alimentos. Como não existia geladeira, caixa térmica e nem tão pouco energia elétrica, a forma de manter o alimento sem estragar era salgando-o, com intuito de preservar suas propriedades naturais pelo maior tempo possível.

2 - ESTÍMULOS ELÉTRICOS
No organismo humano, o sal, em níveis ideais, é indispensável para a vida, pois permite trocas nas células com o meio externo (ESTÍMULOS), gerando os impulsos nervosos, responsáveis pelo gerenciamento das ordens a cada músculo ou membro.

3 - CICATRIZANTE
O sal também é utilizado como CICATRIZANTE. A Salmoura (água e sal) é muito indicada para pacientes que necessitavam de cicatrização.

4 - AGENTE CATALISADOR
Na manipulação de alguns materiais pode-se usar o sal como AGENTE CATALISADOR. É possível, por exemplo, acelerar o tempo de presa (endurecimento) do gesso adicionando uma quantidade de sal ao mesmo.
Adicionar sal na água em processo de fervura antecipa a ebulição (catalisador).

5 - TEMPERO
O sal também é extremamente importante e relevante na preparação da comida. Comida sem sal parece não ter sabor. Por melhor que seja a picanha, sem sal não dá...

Essas são algumas propriedades do sal, além de outras...

E o que falar da LUZ?? Sem ela nossa vida se complicaria... O corpo humano necessita de luz, sem a qual não sobreviveria.


Bom, esse discurso de Jesus não foi destinado APENAS aos discípulos, mas a toda a multidão de pessoas que se aglomeravam para  ouvi-LO.

Isso quer dizer que, qualquer um de nós, que se dispõe a seguir o evangelho, pode exercer as propriedades do sal e da luz.

Trazendo isso para os nossos relacionamentos diários, veja como podemos influenciar pessoas e ajudá-las em suas necessidades, exercendo essas propriedades.

Quando alguém estiver triste ao nosso lado, poderemos ser o sal  que ajudará a CICATRIZAR as feridas e permitirá a chegada da alegria.

Quando alguém estiver doente, poderemos ser o sal que ESTIMULARÁ a cura física e emocional.

Quando alguém estiver depressivo, sem vontade de viver, poderemos ser o sal que irá TEMPERAR e trazer sabor novamente a vida dessa pessoa.

Quando alguém estiver com um problema e não conseguir resolve-lo, poderemos ser o sal que irá CATALISAR ou ESTIMULAR uma reação, antecipando assim a resolução daquele problema.

Quando alguém não estiver enxergando mais o caminho, poderemos ser a luz que irá ajudar essa pessoa a encontrar novamente o rumo certo.

Quando alguém não estiver vendo mais o amor nas pessoas, poderemos ser a luz que ajudará a revelar esse amor.

Agora, um ponto muito relevante: o EXCESSO de sal e de luz também faz mal.

Muito sal na comida altera seu sabor além de fazer mal para quem a come... assim como muita exposição a luz traz prejuízo ao corpo. Deve sempre haver equilíbrio.

Tem gente que precisa de muito sal, outros, pouco...
Tem gente que precisa de muita luz, outros, pouca...

Enfim, DEFINITIVAMENTE, eu  e você temos uma missão nesta terra: ser SAL e LUZ para fazer diferença na vida das pessoas que caminham conosco.

Por isso devemos sempre lembrar que somos chamados para fazer diferença, como AGENTES DE MUDANÇA na vida das pessoas, CATALISANDO, ESTIMULANDO, REAGINDO, ILUMINANDO.
 
E aí? temos usado essas propriedades???

Pense Nisso...

Enquanto é tempo FUJA DA RELIGIÃO e VIVA O EVANGELHO (que é simples...)

Ledinei Espindula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha liberdade de comentar sobre a postagem, lembrando que você pode concordar ou discordar, sem problemas. Vamos juntos pensar sobre a nobreza do Evangelho de Jesus e suas implicações em nossas vidas.